Lipoaspiração
Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção.Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, a lipoaspiração não é indicada para perder peso, pois a maior mudança acontece na silhueta corporal e não na balança.
Os melhores resultados das lipoaspirações são obtidos em pacientes com gordura localizada não generalizada, pois grandes lipoaspirações têm maior mais riscos aos pacientes.
Na lipoescultura, o cirurgião plástico tem a oportunidade de utilizar parte da gordura aspirada para preencher outras regiões, como os glúteos, sulcos da face ou qualquer outra região do corpo que apresente depressões passíveis de serem corrigidas com a lipoescultura (também chamada de lipoenxertia).
As áreas mais comumente lipoaspiradas são: abdômen, flancos, dorso, culotes, coxas, papadas, axilas, braços e região medial dos joelhos. Lembrando que ˙a um limite de segurança para áreas lipoaspiradas, não devendo ultrapassar o volume correspondente a 7-8% do peso corporal.
Para obteção do resultado desejado usa-se cânulas acopladas ou não a aparelhos ( vibrolipo, laser) para remoção do tecido gorduroso excedente. Quando de opta por remoção mais evidente de tecido gorduroso adjacente a musculatura abdominal temos a lipoaspiraçnao HD ou MD.
Na lipoaspiração de alta definição HD podem escolher deixar um abdome mais natural ou com a musculatura mais evidente, criando o efeito “six pack”. Essa técnica elimina a gordura subcutânea adjacente à musculatura abdominal, destaca os músculos e gera o efeito de “abdome em tanquinho”.
Grande parte das pacientes optam por um aspecto mais suave e natural do abdome, sem muita marcação da musculatura, a lipoaspiração de média definição (MD).
Como após a lipoaspiração sempre haverá algum grau de flacidez, tecnologias como laser, radiofrequência, jato de plasma tem sido associadas ao procedimento a fim de reduzir a flacidez final.
Abdominoplastia
É a cirurgia indicada para tratar a flacidez e excesso de gordura abdominal a partir da retirada de excesso de pele abaixo do umbigo, também corrige a diástase, separação dos músculos abdominais distendidos durante a gestação, o que provoca muita flacidez, gerando com isso um perfil abdominal mais suave e tonificado. A cirurgia está indicada para pessoas com abdômen protruído, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:
- Gravidez;
- Envelhecimento;
- Oscilações significativas no peso;
- Hereditariedade;
- Cirurgia prévia.
A cirurgia não retirará todas as estrias e nem tratará lipodistrofia abdominal ou flanco, se o objetivo final for tratar a flacidez e ganhar contorno corporal está indicado a lipoabdominoplastia.
A cicatriz geralmente localiza-se acima do púbis estendendo-se até a crista ilíaca bilateralmente e o seu tamanho é proporcional ao grau de flacidez cutânea abdominal. Após grandes emagrecimentos pode ser necessário ressecção de pele tanto vertical como horizontalmente para a correção da flacidez restando uma cicatriz em âncora.
Lipoabdominoplastia
Na lipoabdominoplastia além da retirada do excesso cutâneo e correção da diástase, associa-se a lipoaspiração de flancos e abdome que trará contorno corporal, melhorando curvas, cintura e relevo do abdome, pela cintura mais marcada e redução do panículo adiposo, o que evidencia a musculatura, gerando melhor harmonia corporal, com melhores resultados estéticos e, consequentemente maior satisfação do paciente. Lembrando que esse não é um procedimento de emagrecimento.
A cicatriz também localiza-se acima do púbis estendendo-se até a crista ilíaca bilateralmente e o seu tamanho é proporcional ao grau de flacidez cutânea abdominal.
Lifting de Braço
O Lifting de braço, também conhecido como braquioplastia, reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodela o braço deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada.
Oscilações no peso, envelhecimento e fatores hereditários podem fazer com que os braços fiquem com aparência flácida. O exercício pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele que perdeu elasticidade ou os tecidos subjacentes enfraquecidos e a gordura localizada.
Geralmente é associada a lipoaspiração para uma melhor definição de contorno. A cicatriz está localizada na face medial dos braços e pode se estender desde a axila até o cotovelo e a sutura geralmente é feita com fios absorvíveis e é comum o uso de cola tipo dermabond ou príneo para uma melhor recuperação.
Se a parte inferior dos seus braços é flácida devido ao excesso de pele e de gordura, o lifting de braço é indicado.
Lifting de coxas
O lifting de coxa remodela as coxas, reduzindo o excesso de pele e, em alguns casos, a gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e dos membros inferiores a partir da lipoaspiração e retirada de excedente cutâneo da região.
Indicado para indivíduos com flacidez ao longo da região interna ou medial da coxa e/ou coxa exterior causado por grandes emagrecimentos.
A cicatriz resultante costuma ficar localizada na virilha ou face interna de coxa e virilha, as suturas geralmente são feitas com fio absorvíveis e o uso de cola biológica tipo dermabond e príneo é comum, mas é importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.
Pós Bariátrica
As cirurgias plásticas após a gastroplastia redutora “bariátrica”geralmente estão indicadas após a estabilização da perda de peso por pelo menos 6 meses, então lembre-se: antes de decidir se submeter a um procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada, pois se após a cirurgia ( abdominoplastia, mastoplastia, lifting braquial ou crural, ritidoplastia…) você continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer. Da mesma forma se o peso for rapidamente recuperado, você traumaticamente estressará sua pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele.
Não se esqueça que você trocará flacidez por cicatrizes, cujo tamanho serão diretamente proporcional ao grau de flacidez.
Ninfoplastia
A ninfoplastia é a redução dos pequenos lábios da genitália feminina. É indicado para munlhes que sentem incômodo por seus pequenos lábios serem maiores que os grandes lábios, gerando um volume na região. Nesses casos, pode haver desconforto com as vestimentas, no ato sexual ou até mesmo com a estética da genitália.
Trata-se de uma cirurgia rápida, com anestesia local e sedação. O excesso dos pequenos lábios é retirado e é feito uma sutura com fio absorvível, ou seja, não precisa ser retirado. A paciente tem alta no mesmo dia.