Ritidoplastia ou lifting facial
Cirurgia realizada na face consiste na a remoção do excesso de pele e reposicionamento das estruturas faciais visando diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, bem como remover os excessos de gordura nessas áreas, como resultado, o rosto do paciente adquire uma aparência mais jovem e descansada — sem que a pele fique muito esticada ou exibindo uma cicatriz chamativa.
A cirurgia de rejuvenescimento facial é capaz de corrigir problemas como perda de tônus muscular, presença de vincos profundos localizados abaixo das pálpebras inferiores, pele frouxa e flacidez facial, trazendo benefícios com melhora da autoestima do paciente.
Indicação
O procedimento é indicado em casos de:
- Flacidez no terço médio da face;
- Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
- Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
- Gordura que tenha baixado ou sido deslocada;
- Perda de tônus muscular na face interior, podendo causar papada;
- Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e o paciente tem alta no dia seguinte ao procedimento.
Cirurgia de Pálpebra
Blefaroplastia
Também conhecida como blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.
Indicação:
Excesso de pele e protrusão das bolsas de gorduras que ficam sob as pálpebras. Como a pele das pálpebras é extremamente fina, esta protrusão se torna cada vez mais visível. Tais alterações costumam ser evidenciadas nas pálpebras pelas dobras de pele e pelo abaulamento provocado pelas bolsas de gordura, conferindo um aspecto de tristeza e cansaço nesta região da face.
A cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) objetiva corrigir tais alterações provocadas pela idade, retirando o excesso de pele e reduzindo as bolsas de gordura que fazem relevo nas pálpebras. Com isso, as pálpebras adquirem um aspecto mais plano e liso, proporcionando à face um aspecto mais descansado e alegre.
É um procedimento ambulatorial, geralmente realizado sob anestesia local e sedação.
Otoplastia
A otoplastia é a cirurgia que visa corrigir a orelha em “abano”, diminuindo a distância entre a borda lateral da orelha e moldando estruturas apagadas, como a anti-hélice. Com isso, a orelha passa a ter um formato mais natural, sem os estigmas da orelha em abano, livrando os pacientes dos traumas psicológicos prévios à cirurgia. A idade ideal para a cirurgia é a partir dos 6 anos de idade, quando a orelha já atingiu seu tamanho definitivo e a criança começa o período escolar. A cicatriz fica atrás da orelha e, normalmente, não é visível. A anestesia utilizada em crianças é a anestesia geral e em adultos local com sedação. O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia.
Rinoplastia
O nariz é o centro estético da face e é fundamental para a harmonia e beleza da face, assim qualquer mudança em sua forma e tamanho mudam não só o nariz, mas toda a estética facial.
A rinoplastia pode mudar o tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais; a largura do dorso nasal, o perfil do nariz, a ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada, narinas grandes, largas ou arrebitadas e assimetria nasal e desvio.
O nariz possui uma grande variação anatômica entre indivíduos e raças, tanto na espessura da pele quanto no tamanho das cartilagens e ossos nasais. A partir do conhecimento de tais características, o objetivo central da rinoplastia, portanto, é corrigir as desproporções do nariz, sejam na sua ponta ou na região óssea (chamada de dorso nasal, onde se localiza o “calo ósseo” do nariz), tornando-o mais harmonioso com o restante da face e aprimorando a beleza e estética facial a fim de evitar resultados artificiais.
A cirurgia é realizada sob local ou anestesia geral dependendo a área a ser tratada, com alta no dia seguinte á cirurgia.