Gostaria de dar um testemunho sobre a minha história de quando tive que efetuar mastectomia e sinceramente eu não gostava de falar deste processo, mas depois que fiz a reconstrução da mama com Dra. Patrícia é prazeroso dizer o quanto minha autoestima melhorou.
Depois da mastectomia, precisei fazer 30 seções de radioterapia e a prótese que foi colocada sofreu contratura e fez com que a prótese virasse uma bolinha (não sei explicar bem).
Eu fiquei sofrendo durante dois anos com complexo por não ter uma prótese que me deixasse satisfeita e foi ai, que meu mastologista Dr. Anselmo Luiz Pena indicou Dra. Patrícia Lyra como cirurgiã plástica bem conceituada do Hospital das Clinicas e que eu ficaria satisfeita com o trabalho dela pois ela fazia reconstrução de mama.
Nos fomos consultar (coloco no plural porque meu marido a todo tempo esteve ao meu lado me apoiando e torcendo para eu ficar feliz de novo com minha mama). Mas eu já havia dito ao meu marido que queria que meus seios ficassem iguais e fui com o objetivo de tirar a mama esquerda também e colocar duas próteses iguais.
Chegamos no consultório e lá estava a simpática secretária conversando com a gente enquanto esperávamos ser atendidos.
Quando chegou a nossa vez, a doutora nos recebeu com um lindo sorriso me deixando bem à vontade para dizer tudo que eu queria com a minha nova mama.
Estava tão ansiosa para encontrar uma solução, mas Dra. Patrícia conversou bastante comigo para me convencer que não havia necessidade de retirar a mama esquerda e de que só a reconstrução da mama direita ficaria parecida com a da esquerda.
No inicio eu fui ficando triste a cada palavra que ela dizia tentando me convencer que não era necessário retirar a mama esquerda.
No meu entender só iria ficar igual se colocasse duas próteses, mas a forma que ela foi explicando da possibilidade de fazer uma reconstrução de mama bem próxima à outra foi me dando um alivio e autoconfiança.
Dra. Patrícia conseguiu me convencer e dai nós marcamos o dia que finalmente iria acabar meu complexo pela diferença da mama direita.
Foi tudo muito rápido, passei pela pericia e o plano aprovou a substituição da prótese que ela havia sugerido.
Fiz todos os procedimentos normais de uma cirurgia e estava eu lá esperançosa e confiante de que tudo ia dar certo, pois Dra. Patrícia passava essa autoconfiança.
Correu tudo bem e no dia seguinte, na alta ela tirou a atadura e lá estava meu lindo “peitinho” de volta. Ela fez uma observação de que a pele estava muito fina e que não pode mexer muito, mas como? se eu já estava satisfeita com que eu via.
Fui fazendo as revisões semanalmente e ela acompanhando com todo carinho.
Agora estou feliz, pois não há diferença nas mamas, ficou perfeito e imagina ela ainda acha que devia fazer uma lipoenxertia para ficar perfeito, mas para mim já está perfeito.
Obrigado Dra. Patrícia pela sua generosidade em atender os seus pacientes, exercendo a verdadeira arte de sua profissão.